Desafios

Olá!

Se tem uma coisa a que eu aprendi nesses quase cinco anos morando fora do Brasil, foi a sair da minha tal “zona de conforto”. Por em prática a ideia de me mudar para a Alemanha não foi fácil. Eu nunca nem havia saído do país, e logo minha primeira viagem para um lugar tão distante e por um período tão longo (a principio 12 meses). Eu lembro que até antes do grande dia eu ficava pensando em várias coisas que podiam dar errado, mas logo nas primeiras semanas aqui eu já meio que havia me acostumado com a nova rotina.

Quase oito meses depois, aconteceu o conflito com a família que me contratara e a pressão de ter que sair da casa deles (muito) antes do que eu havia planejado. Foram meses extremamente complicados, tanto financeiramente, como emocionalmente. Foi também a primeira e a única vez em que pensei em desistir e voltar para casa. Contudo, acabei encontrando um outro lugar para ficar e, aos poucos, depois de muita procura, apareceram alguns trabalhos que me ajudaram a me manter aqui.

Depois de equilibrar a minha situação financeira e ter um número razoável de cursos em andamento, era hora de seguir em frente. Nunca foi meu plano ser professora de idiomas para o resto da vida, então decidi fazer o longo processo de traduzir todos os meus diplomas e históricos escolares e me candidatar para a faculdade. Paguei uma quantia alta pelas traduções e todo o resto do processo, inclusive o caro curso preparatório para o exame de alemão. Depois de muitos altos e baixos e até lágrimas derramadas, consegui enviar as candidaturas no último dia possível.

Fui aceita em três faculdades. Eu sabia que o jogo não estava perto de estar ganho, já que o pior mesmo seria estudar num curso todo em alemão. Mas eu me acostumei e está tudo bem, mas ainda não é o fim. O desafio do momento é o estágio que estou fazendo no conselho tutelar. Além disso, ano que vem começo a escrever minha monografia.

Olhando para trás, os obstáculos que antes me pareciam gigantes e quase impossíveis, ficaram muito pequenos. Isso me dá a total confiança de seguir em frente. O que para mim hoje parece muito complicado, daqui a uns anos será simples. Os desafios vem e vão. Uma jornada segura demais não merece ser percorrida.

A sua jornada também é desafiadora?

Auf Wiedersehen,

Livia.

Anúncios

2 comentários em “Desafios”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s